quinta-feira, 22 de outubro de 2009

FILOSOFAR

Filosofar é pensar o rumo e a origem das coisas, é refletir o caminho que se deve seguir, filosofar é procurar entender o porquê das coisas, é questionar o universo, Deus, os homens e a natureza. Filosofar na educação é procurar o melhor caminho para alcançar o conhecimento e para educar os homens


A leitura ajuda a refletir sobre a vida



Pensar as coisas e como elas devem ser feitas foram atividades exercidas por muita gente que entraram para história por questionarem a alma humana e o universo. Mas em um sentido mais restrito cada um filosofa o caminho da sua vida. Quem não pensa sobre si, é pensado pelos outros, como bem disse Carlos Luckesi. Não existe vida sem filosofia, porque tudo gira em torno do pensamento, uma empresa não se inicia sem que ela primeiro fosse pensada e idealizada, e quem pensou uma empresa, ele ficou matutando o que faria, como faria, para quem faria e porque faria. Qualquer empreitada na vida é baseada em uma filosofia de vida. Estou no curso de história porque antes eu filosofei, fiquei pensando o que eu queria para mim e quis fazer um curso universitário, continuei pensando e ao mesmo tempo em que me perguntava do que gostava, procurava oportunidades no mundo exterior para que pudesse casar o pensamento interior com a oportunidade exterior. Após avaliações e critérios pessoais cheguei a conclusão que deveria fazer o curso de História, isso é filosofia. Se eu não pensasse o que queria para mim, ninguém iria fazer isso por mim. Nisso vale o ditado popular: “cabeça que não pensa, corpo padece.”





A filosofia é um ramo da ciência do pensamento como a ética é fruto da reflexão e das suas conclusões se institui normas morais, a pratica destas normas transformam-se com o tempo em costumes.



Concluímos que quem filosofa tem mais chance de ser senhor do seu destino e não fica a espera das decisões dos outros, seja os pais, governantes ou cônjuge. Concluímos que a educação é na filosofia um meio e um fim. A educação é o meio de transformar o homem, como também tornar o homem educado é uma finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário