segunda-feira, 31 de agosto de 2009

JEAN-PAUL SARTRE

TRANSFORMANDO AS EXISTÊNCIAS SEGUNDO SARTRE





Algumas frases de Jean-Paul Sartre servem como base pra este discurso sobre transformação do mundo em nossa volta pela nossa formação. Abaixo, selecionei 5 frases de Satre para meditarmos:

1 - "Por mim, creio que estamos mortos há muito tempo: morremos no exacto momento em que deixamos de ser úteis."

Quando deixamos deser útil para a sociedade, somos um peso morto sobre a fase do planeta, devemos enche nossa vida de significado.

2 - "Não fazemos aquilo que queremos e, no entanto, somos responsáveis por aquilo que somos."

Muitas vezes temos metas e ideais magníficos, mas não fazemos aquilo que pretendemos, mas o mal que não queremos, este praticamos, por um gesto de grosseria, por um pré-jugamento, por indolência, mas, enfim, seremos reponsabilizados pelos que somos.


3 - " Cada homem deve inventar o seu caminho."

Há um momento na vida em que devemos nos perguntar: O que estou fazendo neste mundo? Para que sirvo? Cada um deve, de fato, buscar se encontrar na vida.


4 - "O que não é terrível não é sofrer nem morrer, mas morrer em vão."


Você já pensou que os grandes personagens da história foram aqueles que lutaram por um ideal humanitário até a morte, com exceção da história política do mundo que nos obriga a estudar sobre reis, reinos. Os grandes homens viveram e morreram por ideais elevados como Jesus Cristo, Gandhi, Tiradentes. Mas, morrer por um ideal não é elogiável, se este ideal não servir o próximo. Assim ser um kamikase ou um muçulmano fundamenalista e terrorista não é glória para ninguém.



5 - "A experiência mostra que os homens vão sempre para baixo, que é preciso corpos sólidos para os conter."

Esta frase de Sartre fala da natureza pecaminosa e tendenciosa aos vícios que empesteiam nossa alma e que sempre nos arrasta para o fundo, para o poço. A lei serve com corpos sólidos para nos conter. No meu entender o homem é mau por natureza e é preciso viver sobre medo e ameaça de punição para conter o nossos instintos selvagens. A vida humana é um conter-se constante, controlar a ira, a inveja, a preguiça, a cobiça, a covardia. Temer é um corpo sólido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário