On this site the scribe Valdemir Mota de Menezes is pondering on the life and works of the leading philosophers of mankind, transcribe excerpts from other authors, but does this virtual space a place to destroy all reason and intelligence that rises and opposes God.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
COMPARANDO O HOMEM MEDIEVAL E O DE HOJE
Respondendo a pergunta: A busca pelo conhecimento na Idade Média tinha um sentido diferente da que tem hoje?
Respondo que em em parte sim, pois o homem medieval tinha um interesse maior em buscar o conhecimento espiritual, desde o começo até o fim da Idade Média as discussões teológicas foram amplamente discutidas em concílios e sínodos e que acabaram provocando a Cisão da Igreja Oriental Grega e no Fim da Idade Média, a Reforma Protestante. No campo das demais ciências e artes a Igreja Católica colocava muito obstáculos o que impossibilitou o florescer destes saberes.
O homem é um curioso por natureza, e por isso digo que na Idade Média como na atual o homem tem interesse em saber as coisas, como são e como funcionam. O que favorece hoje a pesquisa é que além de não ser impostas barreiras estatais e religiosas, ainda existe a espectativa de uma boa recompensa financeira e prestígio para aqueles que fazem descobertas ou invenções.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário