domingo, 28 de março de 2010

O QUE É O MARXISMO?

Muito teria que falar sobre o marxismo, que de longe ultrapassa o campo das doutrinas econômicas. O marxismo se auto-proclamou algo muito mais além do que mera interpretação econômica da sociedade, Vejamos alguns conceitos sobre o marxismo segundo vários escritores:


MARXISMO E ECONOMIA

Em sua obra O Capital ? Marx, descreve o sistema capitalista, sua evolução e suas transformações e prevê uma grande crise, uma espécie de catástrofe geral da economia capitalista. Essa falência do capitalismo ocorreria primeiramente nos países mais industrializados da Europa. Contrariamente, a previsão marxista veio a triunfar na Rússia e na China, países com economia essencialmente rural http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_2476.html


MARXISMO É RELIGIÃO

Os marxistas se baseiam no materialismo filosófico que nega a existência de qualquer ser sobrenatural ou de algo externo à natureza.
http://www.marxist.com/marxismo-religiao-socialismo.htm

Se a religião é o ópio do povo, como Marx dizia, o marxismo é o crack. Seus seguidores – e eles são muitos ainda, principalmente entre os intelectuais – precisam desprezar o uso da razão para manter a fé dogmática no marxismo. Não foi a razão que falhou nas idéias de Marx. Foi a falta dela, necessária para salvar a religião dogmática que é o marxismo. http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2006/05/religio-marxista.html


MARXISMO É “CIÊNCIA” E POLÍTICA

Um amigo censurou-me por escrever demais sobre marxismo, que para ele não passa de uma síntese de idéias bolorentas e ultrapassadas, cujo resíduo de influência nos assuntos atuais é desprezível. Discordando desse juízo, fiquei tentado, modestamente e salvo melhor juízo, a pôr no papel minhas impressões sobre essa corrente política para só então contraditar o argumento. Preliminarmente, é preciso definir marxismo. Segundo Marx e seus seguidores, o marxismo é filosofia, ciência e receita para a ação política.
http://www.endireitar.org/site/artigos/marxismo/197-a-atualidade-do-marxismo

O MARXISMO É FILOSOFIA

O Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo






MARXISMO É VAGABUNDAGEM

Provavelmente, seu rancor refletia uma frustração em possuir certas potencialidades mas ser incapaz de exercê-las de forma mais efetiva. Marx levou uma vida boêmia e ociosa durante sua juventude. Mostrou uma enorme incapacidade de lidar com dinheiro, gastando sempre muito mais que recebia, tendo que parasitar nos familiares e amigos ou recorrer aos agiotas. Isso pode estar na raiz de seu ódio ao sistema capitalista e também seu anti-semitismo, já que os judeus praticavam normalmente a usura. Ele pegava dinheiro emprestado, gastava de forma insensata, e depois ficava nervoso com a cobrança. Passou a ver os juros como um crime contra a humanidade, uma exploração do homem pelo homem. Não o interessava verificar que o problema estava, de fato, em sua completa irresponsabilidade. Chegou ao ponto de ser deserdado pela mãe, que recusou pagar suas dívidas certa vez. Foi procurar refúgio em Engels, um rico herdeiro e a maior fonte de renda de Marx, que passava então a viver como pensionista de um rentier. Sua mulher, de família aristocrata, também foi uma fonte de recursos para Marx. Aquele que considerava o trabalho uma exploração, nunca quis muito saber de trabalhar ou de se relacionar com trabalhadores, orgulhava-se da nobre descendência de sua esposa e ainda vivia às custas do dinheiro dos outros. (Rodrigo Constantino, economista, formado pela PUC-RJ e escritor)
http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2006/05/religio-marxista.html